Lula destaca reinserção internacional do Brasil e critica política armamentista

Portal Plantão Brasil
23/7/2024 15:50

Lula destaca reinserção internacional do Brasil e critica política armamentista

0 0 0 0

235 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta terça-feira (23) a reinserção do Brasil na política internacional durante um evento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lula afirmou que o país perdeu espaço no cenário geopolítico mundial devido às políticas adotadas por governos anteriores.

“Este país mudou e retrocedeu. Ficamos seis anos sem que o presidente do Brasil viajasse ao exterior ou alguém viesse aqui. Ninguém queria receber nosso governo nem visitar o Brasil. Nos tornamos um pária. Por isso, decidi recuperar a participação geopolítica do Brasil. Somos um país que não tem contencioso com ninguém. Só brigamos entre nós, mas não queremos briga com ninguém. Somos da paz”, afirmou.

O presidente enfatizou a retomada do diálogo com países de todos os continentes. “Estou há um ano e oito meses na presidência e já me reuni com 54 presidentes da África, 27 presidentes da Europa, 15 presidentes do Caricom (Comunidade do Caribe), 33 presidentes da América Latina, além de reuniões no G20, Brics e G7. Em apenas um ano e oito meses, tive mais contatos com líderes mundiais do que o governo anterior jamais imaginou ter”, disse.

Lula destacou os impactos positivos da inserção internacional para a economia e defendeu que o Brasil seja líder mundial na transição energética. “Vocês sabem quantos novos mercados abrimos para as exportações brasileiras? 165 novos mercados em 55 países. Estamos batendo recordes de exportação, vendendo mais, e mais gente quer vir ao Brasil. Agora, a moda é a transição energética, e isso é com o Brasil”, afirmou.

O presidente também criticou a política armamentista do governo anterior. “O que aconteceu com a economia deste país? Com o desenvolvimento? Com a educação? Tudo desapareceu porque trocaram isso pela fake news, pela mentira, pela venda de armas. O povo não quer armas. Quem quer armas são os criminosos e bandidos deste país, não o povo”, concluiu.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians