Empresário conhecido como Rei do Gado é desmascarado em esquema milionário de fraude em venda de gado

Portal Plantão Brasil
22/7/2024 13:12

Empresário conhecido como Rei do Gado é desmascarado em esquema milionário de fraude em venda de gado

0 0 0 0

432 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Um empresário conhecido como Rei do Gado, em referência à novela exibida pela TV Globo nos anos 1990, foi desmascarado pela polícia. José Roberto de Castro Viana, que aparentava possuir várias fazendas com rebanhos gigantescos, na verdade era responsável por um grande esquema criminoso. Ele era dono das fazendas apenas no papel.

Documentos oficiais da Secretaria da Fazenda do Maranhão indicam que José Roberto vendeu quase 500 milhões de cabeças de gado entre julho de 2021 e abril de 2024. No entanto, o Ministério Público do estado comparou essas informações com o tamanho real das propriedades do empresário, descobrindo uma discrepância enorme.

A investigação revelou que José Roberto corrompeu funcionários públicos para obter e fraudar documentos que mostravam que as cabeças de gado saíam de suas propriedades para os frigoríficos. Ele vendia esses documentos para criadores clandestinos, que negociavam o gado sem respeitar normas sanitárias. Para acomodar a quantidade de gado que ele alegava ter, seria necessária uma área 10 mil vezes maior do que a que realmente possuía.

Além disso, o esquema de José Roberto incluía a adulteração do registro de nascimento dos bois no sistema estadual de controle de rebanho. Normalmente, leva de 1 ano e meio a 2 anos para um boi estar pronto para o abate. Na fraude, bezerros registrados em um dia já apareciam com dois anos de idade minutos depois, permitindo que o gado clandestino fosse transportado para frigoríficos com documentação oficial.

A fraude foi detectada pela defesa agropecuária da Secretaria de Agricultura de São Paulo, que estranhou a frequência e a quantidade de animais vindos das fazendas maranhenses, além das guias de transporte emitidas quase sempre pelo mesmo funcionário. O Ministério Público do Maranhão descobriu a fraude e afastou seis funcionários envolvidos.

José Roberto foi preso em Brasília, e outras 20 pessoas foram identificadas no esquema. A defesa do empresário foi procurada, mas ninguém quis se pronunciar.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians