Teorias de conspiração inundam a internet depois de ataque a Trump na Pensilvânia

Portal Plantão Brasil
15/7/2024 09:10

Teorias de conspiração inundam a internet depois de ataque a Trump na Pensilvânia

0 0 0 0

587 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Teorias da conspiração e fake news se espalharam rapidamente nas redes sociais após o ataque contra Donald Trump na Pensilvânia, ocorrido no sábado (13). Antes mesmo dos detalhes serem totalmente apurados, suposições começaram a circular, atingindo milhões de visualizações em pouco tempo.

Na Truth Social, plataforma de Trump, surgiram mensagens insinuando que Joe Biden ou Hillary Clinton estavam por trás do ataque. Fotos do ex-presidente com sangue no rosto e o punho erguido foram amplamente compartilhadas, acompanhadas de comentários inflamados de seus apoiadores.

Trump utilizou a rede social para se manifestar após o ataque. Poucas horas depois, escreveu: “Nada se sabe neste momento sobre o atirador, que agora está morto”. No domingo (14), ele apelou para a união do país, dizendo: “É preciso unir a América”.

Enquanto alguns questionavam legitimamente as falhas de segurança, as teorias conspiratórias ganharam força com acusações de aliados de Trump. O congressista republicano Mike Collins sugeriu que o promotor público da Pensilvânia deveria acusar Biden de incitar um assassinato.

O senador Rick Scott afirmou que o ataque não era um “incidente infeliz”, mas uma “tentativa de assassinato por um louco inspirado pela retórica da esquerda radical”. No X, a palavra “encenado” se tornou uma tendência, usada para questionar a legitimidade do ataque.

Alguns rumores infundados alegavam que a fotografia de Trump, retirado do palco com o punho erguido, era “perfeita demais”. Apoiadores de teorias como QAnon reforçaram suas crenças, sugerindo que o candidato republicano estava em guerra contra pedófilos da elite.

Uma postagem no X, vista 4,7 milhões de vezes, sugeria que a “ordem” para o assassinato “provavelmente veio da CIA”. Conspirações também apontavam para o envolvimento de figuras como Barack Obama e o ex-vice-presidente Mike Pence.

Usuários alegaram ainda que o atirador fazia parte de um grupo de extrema esquerda ou agia em nome de pessoas transgêneros, sem fornecer evidências. Em outras plataformas de mídia social, como YouTube e Threads, a reação ao ataque foi melhor gerida, com menos postagens conspiratórias em destaque.

Veja algumas das reações:









Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians