Gleisi celebra união da esquerda e derrota do neoliberalismo na França

Portal Plantão Brasil
7/7/2024 19:36

Gleisi celebra união da esquerda e derrota do neoliberalismo na França

0 0 0 0

676 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Neste domingo, a presidenta do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), celebrou a vitória histórica da coalizão de esquerda na França. A Nova Frente Popular, liderada por Jean-Luc Mélenchon da França Insubmissa, obteve um resultado expressivo no segundo turno das eleições parlamentares, posicionando a esquerda como força de destaque no parlamento francês.

Gleisi destacou que a união da esquerda foi fundamental para a reação popular contra a extrema-direita antidemocrática. "Grande vitória da esquerda unida nas eleições na França. As urnas demonstram o fracasso das políticas neoliberais e antipopulares dos conservadores. Que o novo governo seja o início de um novo tempo para a França," afirmou a deputada, parabenizando Mélenchon por liderar o processo.

A vitória da Nova Frente Popular é significativa, não apenas por derrotar a extrema-direita do Reagrupamento Nacional (RN) de Marine Le Pen, mas também por rejeitar as políticas neoliberais do presidente Emmanuel Macron. As pesquisas indicam que a Nova Frente Popular conquistou entre 172 e 215 cadeiras no parlamento, embora sem garantir a maioria absoluta necessária de 289 cadeiras.

As estimativas de diferentes institutos de pesquisa, como IFOP, Ipsos, Opinionway e Elabe, variam entre 172 e 215 assentos para o bloco de esquerda. Apesar de não alcançar a maioria absoluta, a vitória é vista como uma rejeição contundente às políticas de Macron, criticadas por aumentar desigualdades sociais e favorecer o capital em detrimento dos direitos sociais.

Gleisi enalteceu a importância da união da esquerda e da mobilização popular contra forças antidemocráticas e neoliberais, expressando esperança de que o novo governo marque o início de um período de renovação e justiça social na França. Ela acredita que a vitória da Nova Frente Popular pode servir de exemplo para outras nações enfrentando desafios semelhantes.



Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians