Bolívia se torna membro pleno do Mercosul: passo estratégico para a região

Portal Plantão Brasil
6/7/2024 13:35

Bolívia se torna membro pleno do Mercosul: passo estratégico para a região

0 0 0 0

598 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Bolívia aderiu formalmente ao Mercosul nesta sexta-feira (5), após o presidente Luis Arce promulgar a lei aprovada pelo Congresso. Arce destacou em sua conta no X que a incorporação do país ao bloco regional tem um caráter estratégico e posiciona a Bolívia como um eixo articulador na região. A norma foi aprovada pela Câmara de Deputados em 14 de junho e sancionada pelo Senado na última quarta-feira, com a lei entrando em vigor em 30 dias.

“A incorporação da Bolívia como país-membro do Mercosul tem um caráter estratégico e nos converte em um eixo articulador na região”, escreveu Arce.

A chanceler boliviana, Celinda Sosa, ressaltou a importância histórica deste momento para a Bolívia, enfatizando os benefícios para os setores produtivos e para os bolivianos que vivem e participam do Mercosul. Sosa descreveu a adesão como um sonho realizado após muitos anos, permitindo que a Bolívia participe do quinto bloco econômico mais importante do mundo.

Luis Arce participará da cúpula do Mercosul no Paraguai no domingo e se encontrará com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em Santa Cruz na segunda-feira. A cúpula deve finalizar a entrada da Bolívia como membro pleno do Mercosul, bloco criado em 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, cuja adesão boliviana já havia sido ratificada pelos demais países membros.

Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians