Pesquisa aponta que extrema-direita francesa não terá maioria no Parlamento

Portal Plantão Brasil
6/7/2024 10:24

Pesquisa aponta que extrema-direita francesa não terá maioria no Parlamento

0 0 0 0

660 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Pesquisas divulgadas na sexta-feira (5) na França apontam que a extrema-direita não conquistará as 289 cadeiras necessárias para formar maioria no Parlamento. Segundo a Reuters, uma pesquisa OpinionWay para o jornal de negócios francês "Les Echos" projeta que o Reunião Nacional (RN), partido de extrema-direita, ganhará entre 205-230 assentos, à frente da Frente Popular de Esquerda (NFP) com 145-175 assentos, e o bloco do presidente Emmanuel Macron com 130-162 assentos.

Uma pesquisa Ipsos prevê que o RN conseguirá entre 175-205 assentos e a Ifop estima entre 170-210. Caso obtenha maioria absoluta, o RN indicará Jordan Bardella para se tornar primeiro-ministro, o que obrigaria o presidente Emmanuel Macron a governar com a extrema-direita, colocando a França numa situação chamada de "coabitação".

Especialistas são céticos quanto aos resultados, avaliando que nem todos os eleitores comparecerão no primeiro turno, tornando o resultado incerto. Partidos de todos os espectros políticos pediram aos eleitores franceses que votem no segundo turno neste domingo (7), já que as pesquisas de opinião preveem que a extrema-direita será o maior partido, mas não conseguirá a maioria absoluta.

Muita incerteza permanece sobre se os eleitores apoiarão esses esforços para bloquear o RN. Jerome Fourquet, pesquisador da IFOP, questionou na rádio "RMC" se um eleitor de esquerda votaria em um candidato de direita ou em um candidato do campo de Macron. Ele não descartou a possibilidade de uma aliança de esquerda ultrapassando o RN.

Se a votação estiver em linha com as últimas pesquisas, a eleição resultará em um parlamento suspenso, com opções que incluem tentar formar uma coalizão de governo; um partido administrando um governo minoritário; ou nomear um governo interino que tentaria fazer acordos sobre cada proposta legislativa. Qualquer um desses cenários provavelmente significará incerteza política e obstrução da formulação de políticas.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians