Indiciado no caso das joias, Wajngarten se diz vítima de perseguição e não defende Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
5/7/2024 11:24

Indiciado no caso das joias, Wajngarten se diz vítima de perseguição e não defende Bolsonaro

0 0 0 0

315 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Fabio Wajngarten, advogado de Jair Bolsonaro e também indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito das joias, divulgou nota sobre o caso na noite desta quinta-feira (4). Ele tentou se defender, afirmando que não participou de nenhuma negociação de joias e artigos de luxo que teriam sido subtraídos do acervo da presidência e depois vendidos em um esquema supostamente liderado por Bolsonaro. Apesar de defender Bolsonaro ao longo das investigações, em momento algum da nota o advogado nega a participação do ex-presidente nos supostos crimes.

"A iniciativa da Polícia Federal de pedir meu indiciamento no caso dos presentes recebidos pelo ex-presidente é arbitrária, injusta e persecutória. É uma violência inominável e um atentado ao meu direito de trabalhar. Vazamentos anteriores da própria PF demonstraram cabalmente que eu jamais participei de qualquer negociação em torno da compra e venda dos presentes, que aliás só soube deles pela imprensa. Repito que apenas dei uma orientação jurídica para a devolução deles ao TCU, o que foi feito", escreveu Wajngarten.

Wajngarten afirmou que foi indiciado por cumprir a lei ao orientar que os presentes recebidos por Bolsonaro fossem devolvidos ao Tribunal de Contas da União (TCU). Ele reiterou que jamais participou de qualquer tipo de negociação e que sua orientação jurídica não é crime.

Wajngarten declarou que continuará com seu trabalho advocatício e recorrerá à OAB para garantir seu direito constitucional de trabalhar sem intimidações. Ele também recorrerá a todas as instâncias da Justiça para conter o abuso de poder e a atitude arbitrária de um integrante da PF, que ele não acredita representar a corporação como um todo.

Wajngarten, que durante o governo Bolsonaro ocupou a Secom e se tornou um de seus conselheiros mais próximos, agora enfrenta dificuldades dentro do círculo bolsonarista. Há rumores de que ele estaria sendo "frito" e afastado do convívio com Bolsonaro.

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (4) o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso das joias furtadas do acervo público da Presidência da República que foram enviadas ao exterior para serem vendidas. Bolsonaro deve responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos. Junto com ele, outras 11 pessoas foram indiciadas, incluindo Fabio Wajngarten.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians