MPF expõe esquema de fraudes na Americanas, liderado por ex-diretores da empresa

Portal Plantão Brasil
4/7/2024 16:22

MPF expõe esquema de fraudes na Americanas, liderado por ex-diretores da empresa

0 0 0 0

245 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) revelou um esquema de fraudes contábeis nas Lojas Americanas, identificado através da Operação Disclosure da Polícia Federal (PF). Segundo o MPF, o esquema envolvia uma hierarquia organizada em cinco escalões e era liderado pelo ex-CEO Miguel Gutierrez.

Gutierrez foi preso em Madri nesta sexta-feira (28), mas foi solto após a audiência de custódia e deverá cumprir uma série de obrigações impostas pela Justiça espanhola. O documento obtido pelo g1 revela que a “hierarquia da fraude”, nomeada pelo MPF, incluía diversos executivos.

Anna Christina Ramos Saicali, ex-diretora das Americanas, era a subordinada direta de Gutierrez no esquema. Ela teve uma prisão preventiva decretada, substituída por medidas cautelares. O MPF descreve que os envolvidos formavam uma “associação paralela”, agindo fora de suas atribuições oficiais para cometer crimes.

Gutierrez estava ciente de todas as fraudes e sugeria alterações nos balanços financeiros. Embora a B2W fosse uma empresa independente da Lojas Americanas S/A, evidências mostram que Gutierrez também recebia e-mails sobre as fraudes na B2W. Anna Saicali comandava as fraudes na B2W e mantinha Gutierrez informado sobre o esquema.

Os intermediários Timotheo Barros e Marcio Cruz, do 3º escalão, atuavam entre os executores das fraudes e a cúpula da empresa. O 4º escalão, que incluía a maioria dos investigados, tinha um poder de decisão mais limitado, seguindo ordens dos escalões superiores.

Entre os envolvidos estavam Carlos Eduardo Rosalba Padilha, Fábio da Silva Abrate, Anna Christina da Silva Sotero, Fabien Pereira Picavet, Jean Lessa, Luiz Saraiva, Maria Christina Ferreira do Nascimento, Marcelo Nunes, Murilo dos Santos Correa e Raoni Lapagesse Franco Fabiano. Fabien Picavet era responsável por ajustar os números trimestrais e ajudar a manipular os balanços. A Americanas se posicionou afirmando ser vítima da antiga administração.


Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians