Milei fecha Télam e cria agência de publicidade para controlar informação

Portal Plantão Brasil
2/7/2024 08:20

Milei fecha Télam e cria agência de publicidade para controlar informação

0 0 0 0

359 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O governo da Argentina, comandado pelo presidente ultraconservador Javier Milei, oficializou nesta segunda-feira (1º) o fechamento da agência estatal de notícias Télam, transformando-a em uma agência de publicidade e propaganda do Estado. A decisão, anunciada pela primeira vez em março, resulta na demissão voluntária de cerca de 30% dos funcionários, enquanto outro grupo será transferido para a nova Agência de Publicidade do Estado (APE).

A Télam, com mais de 700 funcionários entre administrativos, jornalistas e fotógrafos, produzia mais de 500 notas diárias, além de conteúdo fotográfico, de vídeo, rádio e redes sociais. Fundada há mais de 70 anos, a agência desempenhava um papel crucial na disseminação de notícias e informações nacionais.

Com a mudança, a Télam deixará de atuar como agência de notícias e focará exclusivamente em publicidade e propaganda. A nova Agência de Publicidade do Estado (APE) será responsável pela elaboração, produção, comercialização e distribuição de material publicitário, tanto nacional quanto internacional.

Essa transformação representa mais um passo na agenda radical de Milei, que visa desmantelar instituições públicas e reduzir o papel do Estado. A decisão de converter a Télam em uma agência de publicidade é vista como um retrocesso para a liberdade de imprensa e o direito à informação na Argentina.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians