Após pressão, Lira admite falha na aprovação da urgência do PL antiaborto

Portal Plantão Brasil
1/7/2024 19:43

Após pressão, Lira admite falha na aprovação da urgência do PL antiaborto

0 0 0 0

412 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), admitiu nesta segunda-feira (1º) que a votação na Casa que autorizou a urgência do PL antiaborto, que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio, foi "mal conduzida".

“Não teria a Câmara votado a urgência de forma simbólica e unânime se fosse para tratar de aborto. Isso foi uma pauta mal conduzida com relação às versões que saem, principalmente as versões publicadas”, disse Lira em entrevista a jornalistas após a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, grupo que reúne os presidentes de parlamentos dos países do G20, em Maceió (AL).

Lira recebeu fortes críticas de setores feministas após a aprovação em votação-relâmpago da urgência do PL antiaborto, em junho. A proposta equipara o aborto após 22 semanas ao crime de homicídio, o que gerou grande repercussão negativa. Após a pressão, ele voltou atrás e afirmou que o projeto seria discutido em comissão no segundo semestre.

A tentativa de aprovar o PL antiaborto de forma apressada revela a aliança de Lira com a bancada evangélica e outros setores conservadores que buscam impor retrocessos nos direitos das mulheres. Essa postura demonstra a falta de compromisso com a democracia e o respeito às decisões já estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal sobre o tema.

A atitude de Lira, que inicialmente tentou aprovar a medida sem o devido debate, e depois recuou devido à pressão pública, evidencia a fragilidade de sua liderança e a influência negativa que setores conservadores exercem sobre ele.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians