"Inflação baixa é uma obsessão", afirma Lula em entrevista

Portal Plantão Brasil
1/7/2024 13:18

"Inflação baixa é uma obsessão", afirma Lula em entrevista

0 0 0 0

531 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a pressão do mercado financeiro pela autonomia do Banco Central e afirmou que a inflação está sob controle em seu governo. "Inflação baixa, para mim, não é um desejo, é uma obsessão, porque sei que quanto mais baixa a inflação, mais o trabalhador tem poder aquisitivo, mais o dinheiro dele vai render. Então isso faz parte da minha vida", disse Lula em entrevista.

Lula destacou que a inflação está controlada e mencionou a aprovação da manutenção da meta de 3%. "Responsabilidade é algo que prezamos muito. Vivi dentro de uma fábrica recebendo salário com uma inflação de 80%. Quando recebia, ia direto ao atacadista comprar produtos não perecíveis para não perder meu salário", afirmou.

Segundo o presidente, a inflação baixa é uma profissão de fé. "Não é um programa de governo, não é um discurso. A inflação tem que ser baixa, o governo tem que gastar corretamente e fazer sobrar dinheiro para investimento, pois o Estado brasileiro tem pouca capacidade de investir", disse.

Lula criticou a política de juros altos e a autonomia do Banco Central. "Quem quer o Banco Central autônomo é o mercado, que faz parte do Copom e determina a meta da inflação e a taxa de juros. Tive um Banco Central independente com Meirelles por oito anos no meu governo. Agora, não podemos ter um BC que não combina com os desejos da nação. A taxa Selic de 10,5% está exagerada"
O presidente também questionou a independência do Banco Central indicada pelo governo anterior. "Como pode um presidente da República ganhar as eleições e depois não poder indicar o presidente do BC? Estou há dois anos com o presidente do Banco Central do Bolsonaro. Isso não é correto", afirmou.

Lula ressaltou que, embora não faça disso uma questão ideológica, é necessário um presidente do Banco Central que olhe para o país do jeito que ele é, e não como o sistema financeiro deseja. "Tenho que esperar a hora de indicar outro candidato e, com a maior autonomia possível e decência política, ter um presidente do Banco Central que realmente olhe para o país", concluiu.

Com informações da Rádio Princesa

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians