2204 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Vladimir Putin anunciou nesta sexta-feira que a Rússia retomará a produção de mísseis lançados de terra de curto e médio alcance com capacidade nuclear, em resposta ao que ele considera movimentos dos Estados Unidos para implantá-los na Europa e na Ásia.
Os Estados Unidos se retiraram formalmente do histórico Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) de 1987 com a Rússia em 2019, após alegarem que Moscou estava violando o acordo, uma acusação negada pelo Kremlin. Após a retirada dos EUA, a Rússia impôs uma moratória no desenvolvimento de mísseis anteriormente proibidos pelo tratado.
"Sabe-se que os Estados Unidos não apenas produzem esses sistemas de mísseis, mas já os trouxeram para a Europa para exercícios na Dinamarca", disse Putin em uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia. "Recentemente, foi anunciado que eles estão nas Filipinas. Não se sabe se eles tiraram os mísseis de lá ou não."
Putin afirmou que a Rússia é, portanto, forçada a responder a essas ações. "Aparentemente, precisamos começar a fabricar esses sistemas de ataque e depois, com base na situação real, tomar decisões sobre onde -- se necessário para garantir nossa segurança -- colocá-los", completou o presidente russo.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.