Lula aponta alinhamento ideológico entre Campos Neto e Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
28/6/2024 12:49

Lula aponta alinhamento ideológico entre Campos Neto e Bolsonaro

0 0 0 0

620 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está ideologicamente alinhado com Jair Bolsonaro e que indicará uma pessoa "responsável" para comandar a instituição a partir de 2025. "É importante lembrar que ele pensa ideologicamente igual ao governo anterior. E é importante lembrar que eu acho que ele não está fazendo o que eu acho que deveria ter feito. Mas, de qualquer forma, ele tem um mandato e até dezembro ele é presidente do Banco Central, e somente a partir daí eu vou escolher o presidente do Banco Central", disse Lula.

Lula destacou que pretende escolher alguém responsável para o Banco Central, ressaltando que o presidente deve confiar na competência do escolhido. "Eu vou escolher alguém que seja responsável, e a pessoa que é responsável o presidente não vai ficar dando palpite, ‘abaixa o juro, aumenta’. Não. O presidente tem que confiar que a pessoa que está lá tem competência para fazer as coisas. É isso que a gente tem que fazer. E já foi assim. Eu não sou um estranho no ninho. Eu sou um cara que já foi presidente oito anos e fui considerado o melhor presidente da história desse país", completou.
x
Lula criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter a taxa básica de juros (Selic) em 10,5%, o segundo patamar real mais alto do mundo. "Não tenho preocupação de ficar brigando com a taxa de juros. Eu sei que a taxa é um instrumento para você tentar evitar o excesso de consumo, controlar a inflação. Mas espera aí, a inflação está controlada, está a 4%, dentro da meta. O Brasil tem um colchão de reserva de R$ 355 bilhões, que foi nós que fizemos, eu e Dilma. Então não tem necessidade de os juros estarem desse tamanho."

Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro, é conhecido por suas políticas monetárias conservadoras, incluindo a manutenção de altas taxas de juros para controlar a inflação. Críticos, como o PT, argumentam que essas taxas altas prejudicam o crescimento econômico e aumentam o custo do crédito, impactando negativamente investimentos e consumo.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians