Governador de MG é criticado por Lula por dívida crescente com a União

Portal Plantão Brasil
27/6/2024 15:57

Governador de MG é criticado por Lula por dívida crescente com a União

0 0 0 0

480 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pela gestão da dívida pública do estado com a União. Lula afirmou que Zema foi beneficiado por uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2018, que suspendeu o pagamento das parcelas da dívida, mas ainda assim conseguiu aumentar o valor total devido.

"Desde o início de seu primeiro mandato, Zema foi beneficiado por uma liminar concedida pela Justiça ao ex-governador Fernando Pimentel para não pagar as parcelas da dívida", disse Lula em entrevista ao jornal O Tempo. "Mesmo sem pagar as parcelas, a dívida subiu de pouco mais de R$ 100 bilhões para cerca de R$ 170 bilhões".

A liminar do STF expira no próximo dia 13, após ter sido prorrogada duas vezes este ano. Lula afirmou que o governo federal está disposto a encontrar uma solução para o problema financeiro de Minas Gerais.

Em março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou um novo modelo de renegociação, propondo a redução das taxas de juros das dívidas estaduais em troca de investimentos no Ensino Médio Técnico. Segundo Lula, Minas Gerais precisará de mais recursos para elaborar uma renegociação "consistente", liderada por Zema, Haddad e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O governo de Minas Gerais planeja pedir ao STF a prorrogação da liminar por mais 120 dias, a partir do dia 13.

Com informações do O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians