Gleisi Hoffmann critica tentativa do Congresso de cortar fundos da Saúde e Educação

Portal Plantão Brasil
25/6/2024 13:57

Gleisi Hoffmann critica tentativa do Congresso de cortar fundos da Saúde e Educação

0 0 0 0

737 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Gleisi Hoffmann, presidente do PT e deputada federal, expressou forte oposição às tentativas de alterar o financiamento mínimo obrigatório para as áreas de Saúde e Educação no Brasil. Em declaração Hoffmann destacou a incoerência do Congresso, que maneja mais de R$ 50 bilhões em emendas parlamentares, em querer reduzir recursos essenciais para setores vitais.

"Não há justificativa para mexer nos pisos da Saúde e da Educação", afirmou Hoffmann, referindo-se às discussões emergentes sobre a próxima Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A líder petista citou o presidente Lula, que criticou ajustes orçamentários que afetam desproporcionalmente os mais pobres, enquanto setores mais abastados resistem à taxação justa.

A polêmica ganha contornos mais amplos com a disposição do senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da LDO de 2025, em debater a flexibilização desses pisos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Atualmente, a legislação determina que 15% da receita corrente líquida seja destinada à Saúde e 18% da receita líquida de impostos à Educação.

Este embate ocorre em um contexto onde as discussões sobre equidade fiscal e justiça social se intensificam, com a esquerda defendendo a manutenção ou aumento dos investimentos em serviços públicos essenciais, enquanto setores conservadores no Congresso buscam maior flexibilidade fiscal.



Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians