Guterres alerta sobre risco de catástrofe no Líbano: "Não podemos permitir outra Gaza"

Portal Plantão Brasil
22/6/2024 09:48

Guterres alerta sobre risco de catástrofe no Líbano: "Não podemos permitir outra Gaza"

0 0 0 0

627 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou profunda preocupação com a escalada das tensões entre Israel e o Hezbollah no Líbano, destacando que as forças de paz da ONU estão trabalhando para acalmar a situação e evitar erros de cálculo. "Um movimento imprudente – um erro de cálculo – pode desencadear uma catástrofe que vai muito além da fronteira, e francamente, além da imaginação", disse Guterres. "Vamos ser claros: as pessoas da região e do mundo não podem permitir que o Líbano se torne outra Gaza."

Desde o início da guerra em Gaza, o Hezbollah, apoiado pelo Irã, tem lançado foguetes contra Israel em solidariedade ao Hamas, forçando milhares de pessoas a abandonarem suas casas tanto em Israel quanto no sul do Líbano. Em resposta, o Irã afirmou que o Hezbollah está preparado para se defender contra Israel e alertou que "talvez tenha chegado a hora da autodestruição deste regime ilegítimo."

A ONU mantém uma força de paz no sul do Líbano, conhecida como UNIFIL, além de observadores técnicos desarmados da UNTSO, para monitorar as hostilidades ao longo da linha de demarcação entre Líbano e Israel, conhecida como Linha Azul. "Os capacetes azuis da ONU estão no terreno trabalhando para diminuir as tensões e ajudar a prevenir erros de cálculo", afirmou Guterres. "O mundo deve dizer alta e claramente: a desescalada imediata não é apenas possível – é essencial. Não há solução militar."

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians