STF pode condenar bolsonarista que destruiu relógio histórico a 17 anos de prisão

Portal Plantão Brasil
21/6/2024 08:47

STF pode condenar bolsonarista que destruiu relógio histórico a 17 anos de prisão

0 0 0 0

816 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O bolsonarista Antônio Cláudio Alves Ferreira, preso por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, está prestes a ser condenado a 17 anos de prisão, conforme o voto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferido na noite desta quinta-feira (20).

Ferreira foi o responsável pela destruição do relógio histórico de Balthazar Martinot, trazido por Dom João VI para o Brasil em 1808, que ficava no Palácio do Planalto. Feito de casco de tartaruga e um tipo raro de bronze, o relógio foi enviado para restauração na Suíça e sua destruição se tornou um símbolo do levante antidemocrático de bolsonaristas que vandalizaram as sedes dos Três Poderes.

Através do plenário virtual do STF, Moraes votou para que Ferreira seja condenado por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima. Segundo o ministro, há um “robusto conjunto probatório” contra o golpista.

“Está comprovado, tanto pelos depoimentos de testemunhas arroladas pelo Ministério Público, quanto pelas conclusões do Interventor Federal, vídeos e fotos realizados pelo próprio réu e outros elementos informativos, que Antônio Cláudio Alves Ferreira, como participante e frequentador do QGEx e invasor de prédios públicos na Praça dos Três Poderes, com emprego de violência ou grave ameaça, tentou abolir o Estado Democrático de Direito, visando o impedimento ou restrição do exercício dos poderes constitucionais por meio da depredação e ocupação dos edifícios-sede dos Três Poderes da República”, escreveu o magistrado.

Ferreira está preso desde 24 de janeiro de 2023 e sua defesa tenta a absolvição. Desde setembro do ano passado, o STF condenou 224 pessoas envolvidas nos atos extremistas e absolveu apenas uma.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians