Governo Lula prepara plano de segurança pública com participação dos estados

Portal Plantão Brasil
20/6/2024 16:02

Governo Lula prepara plano de segurança pública com participação dos estados

0 0 0 0

322 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (20) que o Ministério da Justiça está finalizando um plano de segurança pública, que será discutido entre os membros do governo e apresentado em breve.

“Primeiro eu tenho que ouvir a proposta do ministro Lewandowski [ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski], depois ver o que os meus ex-governadores e os atuais governadores têm a dizer para depois a gente construir. Não podemos construir algo ineficaz ou anunciar algo que depois não funcione. Só devemos anunciar algo se for melhor do que o que já existe, para evitar mais violência do que a que temos hoje. Então, é preciso pensar muito para não fazer pirotecnia e acabar não acontecendo nada. O Brasil está cansado de promessas que não se concretizam. Quero ser muito cauteloso para anunciar coisas que realmente vão acontecer”, disse Lula durante entrevista à Rádio Verdinha, em Fortaleza (CE).

“Fizemos uma discussão muito séria sobre o tipo de segurança que vamos propor e o grau de envolvimento dos governadores. Não adianta discutir sem os governadores. Disse ao ministro Lewandowski, que está com uma proposta para me apresentar há 15 dias, que vou ouvir a proposta dele com a participação dos meus ministros que foram governadores: Camilo, Rui Costa, Renan Filho, Waldez Góes, Wellington Dias, entre outros. Quero aproveitar essa experiência acumulada dos governadores para que possamos convocar os atuais governadores e fazer uma discussão”, ressaltou o presidente.

Lula destacou que “a segurança pública é, tem sido e sempre será um grande problema no país. Mas é importante colocar as coisas nos devidos lugares: a segurança pública é controlada principalmente pelos estados, pois as polícias Civil e Militar são estaduais. Nós, do governo federal, temos a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e criamos a Força Nacional. Quando propus em 2006 criar a Força Nacional, queria uma força auxiliar, que só entraria em ação se os estados solicitassem. Queríamos uma força com muita inteligência e um nível de formação acima da polícia tradicional. Isso não foi aplicado, saí da Presidência e voltei com a ideia de criar o Ministério da Segurança Pública. Fizemos uma discussão muito séria sobre o tipo de segurança que vamos propor e o grau de envolvimento dos governadores.”

Lula afirmou ainda que o plano de segurança será apresentado ao Brasil “após essa discussão com Lewandowski e os governadores - quero convidar todos os governadores. Essa reunião está prevista para acontecer em Brasília.”

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians