Lira defende "autonomia" do Banco Central enquanto Lula questiona Campos Neto

Portal Plantão Brasil
18/6/2024 13:38

Lira defende "autonomia" do Banco Central enquanto Lula questiona Campos Neto

0 0 0 0

395 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta terça-feira (18) a autonomia operacional do Banco Central, estabelecida por lei em 2021, argumentando que aumentou a credibilidade da política monetária do Brasil. Em um evento, Lira destacou que a autonomia do BC foi uma das reformas econômicas promovidas pela Câmara para direcionar o país corretamente. Ele também elogiou os projetos do arcabouço fiscal e da reforma tributária do consumo.

As declarações de Lira ocorrem na véspera da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa Selic, que deve ser mantida em 10,50% ao ano, encerrando um ciclo de sete cortes consecutivos. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmando que ele trabalha para prejudicar o país e questionando a quem ele responde.

Lula lembrou sua experiência com o Banco Central durante seu primeiro mandato, mencionando Henrique Meirelles, e duvidou que Campos Neto tenha mais autonomia do que Meirelles tinha. O presidente também mencionou a participação de Campos Neto em uma festa em São Paulo, organizada pelo governador Tarcísio de Freitas, onde se especulou sobre uma possível candidatura de Campos Neto em um futuro governo bolsonarista.

O projeto de autonomia do BC, aprovado em 2021, deu ao presidente da autarquia um mandato fixo de quatro anos, o que impediu Lula de fazer uma mudança imediata na liderança da instituição ao tomar posse.

Com informações da CNN Talks

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians