Preço do arroz cai no RS, mas mercado segue instável após enchentes

Portal Plantão Brasil
18/6/2024 13:31

Preço do arroz cai no RS, mas mercado segue instável após enchentes

0 0 0 0

903 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Os preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul caíram 5,77% em junho, após terem subido 12% em maio devido às enchentes que afetaram a colheita no principal estado produtor do Brasil, segundo o Cepea e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A análise do Cepea revela um mercado instável com divergências entre os agentes, especialmente após suspeitas de fraudes em leilões de importação.

As enchentes no Rio Grande do Sul levantaram preocupações sobre a inflação, mas, apesar disso, o estado ainda deve produzir cerca de 70% da safra nacional. Cerca de 750 mil hectares já haviam sido colhidos antes das inundações, dos 900 mil plantados. A redução nas vendas de arroz beneficiado fez com que muitas indústrias mantivessem ou diminuíssem suas ofertas, aguardando uma melhor definição do mercado.

O Cepea também apontou que a valorização do dólar e a queda nas cotações do arroz atraíram as tradings, que participaram do mercado com preços superiores aos praticados internamente. Isso levou à retração das indústrias, que teriam que aumentar seus valores de oferta para competir.

A saca de 50 kg do arroz em casca foi cotada a R$ 112,73, um valor ainda acima dos registrados antes das enchentes. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que os estoques de arroz em dezembro de 2024 serão maiores que em 2023, devido a menores exportações e maiores importações, indicando uma maior disponibilidade interna.

Apesar das enchentes, o governo manterá o leilão de importação de arroz para controlar os preços e evitar impactos na inflação. A data para a nova operação ainda não foi definida, mas a Conab afirmou ser necessário aguardar a publicação do edital do leilão.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians