673 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante o debate sobre a Lei de Bases XS, o ultraliberal Javier Milei intensificou a repressão policial contra a população argentina, movimentos sociais e jornalistas em frente ao Congresso. Em imagens que rapidamente viralizaram nas redes sociais nesta quarta-feira (12), uma jovem manifestante fez um policial chorar ao exigir que ele refletisse sobre seus atos.
"Está na hora de você tirar esse capacete e vir para este lado. Estou aqui porque o povo nunca te tratará como estão fazendo agora, nunca te empurrará para situações humilhantes. O povo te apoia, e vejo que você está chorando, suas lágrimas estão caindo", afirmou a mulher. "Não seja assim, seus filhos, seus netos, sua mãe poderiam estar aqui... não seja estúpido." Emocionado, o policial deixou o local, enquanto os outros agentes continuavam bloqueando a manifestação.
Por volta das 9h, manifestantes chegaram nas proximidades do Congresso, onde uma grande operação de segurança da Polícia Federal e da Gendarmaria os aguardava. O objetivo era “vigiar” o prédio do Congresso e seu entorno. O primeiro momento de tensão ocorreu à tarde, quando policiais tentaram desobstruir o cruzamento de Callao com Rivadavia, segundo o jornal argentino La Nación.
Após avançarem alguns metros e usarem gás lacrimogêneo, conseguiram mover os manifestantes para trás. Posteriormente, as tropas estabeleceram um cordão policial e atacaram os manifestantes com cassetetes, balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos d’água de caminhões hidrantes.
Os confrontos resultaram em vandalismo, incluindo carros incendiados e danos a bancos e calçadas. Um grupo de profissionais de saúde e estudantes associados ao Partido Socialista dos Trabalhadores ofereceu assistência aos manifestantes, aplicando leite sobre os feridos para aliviar os efeitos do gás lacrimogêneo.
Assista ao vídeo:
POLICÍA LLORANDO EN LA MOVILIZACIÓN CONTRA LA LEY BASES. “ ESTAS A TIEMPO SÁCATE EL CASCO Y VENI DE ESTE LADO”. pic.twitter.com/bsVAyE3nOT
— Peronismo 4.0 (@peronismo4_0) June 12, 2024
No hay un solo artículo en el proyecto que se está tratando en el Congreso que beneficie a nuestro pueblo, a la producción o la industria. Además pretende darle superpoderes al Gobierno para profundizar sus políticas de ajuste y destrucción.
— Axel Kicillof (@Kicillofok) June 12, 2024
La aprobación de esta ley significa… pic.twitter.com/0oUtfoKlMD