Brasil ultrapassa Bélgica em importação de carros elétricos da China

Portal Plantão Brasil
27/5/2024 11:50

Brasil ultrapassa Bélgica em importação de carros elétricos da China

0 0 0 0

1166 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O Brasil superou a Bélgica e se tornou o maior mercado de exportação de veículos eletrificados da China, conforme dados do setor. Montadoras chinesas aumentam suas vendas para mercados fora da Europa, em meio a investigações antitruste da União Europeia sobre o setor.

O crescimento das exportações de veículos eletrificados para o Brasil também ocorre devido ao aumento do imposto de importação no país, que passou a valer no início deste ano para carros elétricos, elevado para híbridos. O plano do governo federal prevê que o imposto atinja até 35% até meados de 2026.

As exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em relação ao ano anterior, chegando a 40.163 unidades em abril, tornando-se o maior mercado de exportação pelo segundo mês consecutivo, segundo a Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA). Em janeiro, o Brasil era apenas o 10º maior mercado de exportação de carros chineses.

Montadoras chinesas já começaram a investir na produção local no Brasil. A BYD iniciou a construção de um complexo fabril no país, com previsão de início da produção local até o final do ano ou início de 2025. A Great Wall Motor anunciou que sua fábrica no Brasil começaria a operar este mês.

O Brasil também se tornou o segundo maior destino de exportação da China para todos os tipos de carros em abril, ficando atrás apenas da Rússia, que mantém a primeira posição. A Rússia, sujeita a sanções ocidentais, deve continuar sendo o maior mercado de exportação de automóveis chineses, afirmou Cui Dongshu, secretário-geral da CPCA.

A investigação antisubsídios da UE afetou as exportações de veículos chineses para o bloco, mas as montadoras estão explorando ativamente mercados na América do Sul, Austrália e Sudeste Asiático. Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações de automóveis chineses para a Rússia aumentaram 23%, para 268.779 veículos, enquanto as exportações para o México e Brasil aumentaram 27% e 536%, respectivamente.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians