494 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) criticou duramente o vereador bolsonarista Sandro Fantinel (PL), de Caxias do Sul (RS), após ele culpar as árvores pela tragédia climática no Rio Grande do Sul e defender a derrubada delas nas principais estradas do interior. "Todas as barreiras que caíram na minha região, o que foi que fez desmoronar, cair a barreira? O peso das árvores, porque, no solo encharcado, as raízes não seguram mais", afirmou Fantinel nesta quarta-feira (15).
Indignada, Melchionna respondeu nas redes sociais: “Em qual realidade paralela o vereador bolsonarista Sandro Fantinel vive? Mesmo com calamidade e o colapso do clima devastando o nosso estado, ele segue com a ladainha anti ambiental. ‘Cortar árvores para as árvores não caírem’???”. Ela completou, afirmando que a declaração é totalmente desnecessária. “O negacionismo, além de criminoso, é estúpido.”
A fala do vereador é um exemplo claro de negacionismo climático. A ciência aponta justamente o contrário: a vegetação é essencial para diminuir a erosão do solo e reduzir os impactos das enchentes. O vereador Rafael Bueno (PDT) também rebateu Fantinel, dizendo: "Eu não sei de onde que o senhor tira tanta fake news. Como é que o senhor incentiva o desmatamento? Corta 5 metros de árvore de um lado, corta de outro, o que vai acontecer? Não é uma árvore que vai interferir, é todo o ecossistema. O senhor vê muito videozinho de Whats".
Na semana passada, no auge da tragédia climática no Rio Grande do Sul, Fantinel defendeu a ampla derrubada de árvores, alegando que elas seriam as responsáveis pelos desabamentos nas estradas. "Se as estradas principais do interior não tivessem vegetação 5 metros para cada lado, fosse tirado fora toda vegetação, 95% delas (das estradas) que tiveram desabamento não teriam. Porque o que derruba barranco no meio da estrada são as árvores, que cedem com o peso da chuva", afirmou.
Veja o vídeo:
Em qual realidade paralela o vereador bolsonarista Sandro Fantinel vive? Mesmo com calamidade e o colapso do clima devastando o nosso estado, ele segue com a ladainha anti ambiental.
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) May 16, 2024
"Cortar árvores para as árvores não caírem"???
O negacionismo, além de criminoso, é estúpido. pic.twitter.com/Fb7TlkhX0i