804 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) marcou para esta sexta-feira o importante julgamento que pode resultar na cassação do mandato do governador Cláudio Castro (PL). O desembargador Peterson Barroso Simão, relator do caso, evidenciou a urgência da situação ao incluir o processo na pauta. Esta decisão surge em um momento crítico, com Castro ausente do país, em Nova York, e um possível adiamento pode ocorrer devido a pedidos de vista.
O processo de cassação, iniciativa da Procuradoria Eleitoral e apoiado pela chapa de Marcelo Freixo (PT), denuncia a criação de 27 mil cargos fantasmas para favorecer apadrinhados políticos antes das eleições. Este esquema envolveu a utilização indevida de instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Fundação Ceperj.
Em defesa, Cláudio Castro alega que os programas questionados foram encerrados após serem detectadas irregularidades, insistindo na falta de provas novas que sustentem as acusações. Este caso, conhecido como o escândalo da "folha secreta de pagamento", testa a integridade do sistema político e a eficácia da justiça eleitoral na garantia da democracia.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.