466 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em um discurso recente, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, repudiou as atitudes do empresário Elon Musk, que iniciou uma série de ataques contra o Brasil e suas instituições democráticas, em particular contra o Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, através da plataforma social X, anteriormente conhecida como Twitter. Lula, defendendo a soberania nacional, enfatizou que o Brasil é uma nação que não se submete a influências externas que tentam desestabilizar sua democracia e instituições.
“Escolhemos viver num regime democrático, e não vamos tolerar interferências que promovam o extremismo de direita e atentem contra a harmonia social”, declarou Lula, destacando a necessidade de manter a dignidade e a independência do povo brasileiro frente a críticas infundadas e ações desestabilizadoras.
O presidente ainda salientou a importância de se contrapor ao avanço da xenofobia e ao radicalismo, mencionando especificamente a postura de Musk, cujos comentários no X sugerem uma tentativa de influenciar o cenário político brasileiro e apoiar figuras antidemocráticas, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula reiterou que o Brasil se mantém firme e orgulhoso, rejeitando qualquer forma de submissão ou diminuição.
“O Brasil se cansou de andar de cabeça baixa. Não aspiramos superar ninguém, mas exigimos o respeito à nossa soberania e à democracia”, afirmou, defendendo a autodeterminação nacional e a dignidade de sua gente frente a qualquer tentativa externa de intervenção ou crítica indevida às instituições brasileiras.
"Temos que escolher se queremos viver num regime democrático ou não queremos isso. Se vamos permitir que o mundo viva a xenofobia do extremismo de extrema-direita, que se dá ao luxo de permitir que um empresário americano(*), que nunca produziu um pé de capim nesse país ouse falar mal da Corte brasileira e do povo brasileiro. Não é possível. Podemos ser bons e harmoniosos, mas aprendemos que não queremos estar de cabeça baixa. Não queremos ser melhor que ninguém, mas não queremos mais cabresto, mais cangaia. Queremos andar de cabeça erguida""
Este posicionamento ocorre em um momento em que as tensões políticas se acirram, com Musk enfrentando críticas por seu envolvimento em discussões políticas brasileiras, acusando o Ministro Moraes de censura, enquanto o país se mobiliza para proteger suas instituições e assegurar a continuidade do processo democrático.
* Nota: Elon Musk é natural da África do Sul
Veja o vídeo:
Presidente Lula diz que crescimento do extremismo permite que um empresário americano, que nunca produziu no país, “ouse falar mal da Corte brasileira”. Apesar de não citar nomes, a fala se enquadra no contexto das mensagens de Elon Musk contra o ministro Moraes.
— GloboNews (@GloboNews) April 10, 2024
? Assista ao… pic.twitter.com/VU0j9d6yxq