Venezuela responde à crítica brasileira, após bloqueio de candidatura opositora

Portal Plantão Brasil
27/3/2024 16:09

Venezuela responde à crítica brasileira, após bloqueio de candidatura opositora

0 0 0 0

225 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em resposta às recentes críticas do Itamaraty sobre o bloqueio do registro eleitoral de Corina Yoris na Venezuela, o governo de Nicolás Maduro rebateu as acusações nesta terça-feira, marcando um momento de tensão entre Brasil e Venezuela. O Ministério das Relações Exteriores brasileiro havia expressado sua insatisfação com a situação, alegando falta de justificativa oficial para tal impedimento, o que foi imediatamente contestado pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil, que viu a nota brasileira como uma eco da retórica dos Estados Unidos.

Gil enfatizou a importância de não intervir em assuntos internos de outros países e agradeceu ao presidente Lula por sua solidariedade, ressaltando a desconexão da crítica com a realidade política venezuelana. Este episódio destaca a primeira vez que o Itamaraty, sob a liderança de Lula, posiciona-se criticamente em relação ao governo de Maduro, especialmente no contexto de dificuldades enfrentadas por Yoris, a candidata de oposição, para registrar sua candidatura.

A reação venezuelana evidencia o delicado equilíbrio diplomático e a tentativa de Lula de reintegrar Maduro ao diálogo internacional, apesar dos desafios políticos internos da Venezuela. As ações do governo brasileiro refletem uma nova fase na política externa, onde a defesa da democracia e o respeito aos processos eleitorais justos se destacam como princípios fundamentais.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians