Iraque restringe transações em dólares para combater fraudes financeiras

Portal Plantão Brasil
4/2/2024 19:33

Iraque restringe transações em dólares para combater fraudes financeiras

0 0 0 0

637 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

O governo iraquiano proibiu oito bancos comerciais locais de realizar transações em dólares americanos, em uma medida para combater fraudes, lavagem de dinheiro e usos ilegais da moeda. A decisão, influenciada pela recente visita de um alto funcionário do Tesouro dos EUA, exclui esses bancos do acesso ao leilão diário de dólares do banco central do Iraque, uma fonte vital de moeda forte no país.

Os bancos afetados, incluindo Ahsur International Bank e Hammurabi Commercial Bank, estão impedidos de negociar em dólares, mas podem continuar operando com outras moedas. O Iraque, uma nação dependente de importações, com vastas reservas mantidas nos EUA, precisa da aprovação de Washington para manter o acesso às receitas do petróleo e às finanças.

O bloqueio aos bancos vem como parte de uma repressão mais ampla aos esforços de contrabando de dólares para o Irã e segue uma decisão similar em julho de 2023, que proibiu 14 bancos de transações em dólares. As autoridades iraquianas indicam que estas ações são uma resposta aos pedidos dos EUA.

O Departamento do Tesouro dos EUA elogiou as medidas do Banco Central do Iraque, que vêm em um momento em que a cooperação entre os EUA e o Iraque é crucial para combater ameaças criminosas e terroristas. O Primeiro-Ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, tem trabalhado para alinhar a economia do Iraque com padrões internacionais e limitar o acesso do Irã e seus aliados a dólares americanos.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians