1382 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Em um ato de repúdio ao crescimento da extrema-direita na Alemanha, aproximadamente 150 mil pessoas se reuniram em Berlim no sábado, protestando em frente ao Bundestag contra o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) e o neonazismo. A estimativa da polícia apontou para este número, embora os organizadores do protesto afirmem que cerca de 300 mil pessoas participaram.
Este foi o quarto fim de semana consecutivo de manifestações na Alemanha contra o extremismo de direita. Além de Berlim, cidades como Freiburg, Augsburg e Hanover também foram palco de protestos semelhantes, com milhares de participantes expressando sua oposição ao populismo de direita.
As manifestações foram deflagradas após uma reunião de neonazistas e membros do AfD, na qual foi apresentado um plano controverso para a deportação em massa de milhões de imigrantes. A mobilização em massa contra essas ideias destaca a forte resistência da sociedade alemã ao discurso de ódio e à intolerância promovida por grupos de extrema-direita.
A série de protestos, que se espalhou por várias cidades alemãs, é um sinal claro da preocupação crescente com o aumento do extremismo e da xenofobia no país. Os manifestantes, que incluíram uma ampla gama de grupos sociais, mostraram a determinação de muitos alemães em lutar contra o avanço da ultra direitaa e manter os valores democráticos e inclusivos do país.
Under the slogan “We are the firewall”, 150,000 took to the streets today in Berlin, Germany, according to police, to protest against the far-right as the countrywide rallies entered the fourth week.
— Michael Knigge (@kniggem) February 3, 2024
Organizers spoke of 300,000 participants.pic.twitter.com/wUMuC0LSc8