1025 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Lisboa, a capital de Portugal, foi palco de uma manifestação anti-imigração neste sábado, promovida por um grupo ligado à ultra direita. O ato, que contou com aproximadamente 200 participantes, chamou atenção pelas explícitas saudações nazistas e cânticos contra a "islamização" e em apoio ao antigo ditador português, Salazar.
A manifestação, que originalmente seria realizada em Martim Moniz, uma área com alta concentração de imigrantes, acabou sendo redirecionada para a Praça de Camões, após proibição da Câmara Municipal de Lisboa e parecer desfavorável da polícia. Durante o evento, foram proferidos slogans nacionalistas, incluindo frases como"Portugal aos portugueses" e "já para fora da Europa".
Em contrapartida, a poucos quilômetros do local da manifestação, ocorreu uma contra-manifestação, organizada por grupos de apoio a migrantes, com a participação de cerca de 3 mil pessoas, segundo os organizadores. Uma petição online contra a realização do ato anti-imigração também reuniu mais de 5 mil assinaturas.
O responsável pela convocação da manifestação é Mário Machado, figura conhecida na extrema-direita portuguesa, com histórico em grupos nacionalistas e neonazistas, além de condenações por diversos crimes.
Portugal, um país com população envelhecida e baixos índices de natalidade, tem se apoiado na imigração para manter seu equilíbrio demográfico e econômico. Os brasileiros representam a maior comunidade internacional no país, e dados oficiais mostram que, em 2023, os migrantes contribuíram com 1,6 bilhão de euros para a Segurança Social portuguesa.
Com informações da Sputnik
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.