Brasil impulsiona produção petrolífera com novos recordes sob gestão de Lula

Portal Plantão Brasil
3/2/2024 14:09

Brasil impulsiona produção petrolífera com novos recordes sob gestão de Lula

0 0 0 0

582 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

A produção de petróleo no Brasil, sob a liderança progressista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alcançou um marco histórico em 2023. Com um aumento significativo de 12,57% em relação a 2022, a produção média diária atingiu 3,402 milhões de barris. Este avanço se deve à instalação de quatro novas plataformas pela Petrobras nas bacias de Santos e Campos, conforme reportado pela ANP.

Além disso, a produção de gás natural também registrou um pico histórico, com 150 milhões de metros cúbicos por dia, evidenciando um crescimento de 8,7% comparado ao ano anterior. O Brasil, consolidando sua capacidade energética, produziu um total médio de 4,344 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), superando o recorde anterior de 2022 em 11,69%.

A ANP destacou que esta é a primeira vez que a produção média anual do país ultrapassa a impressionante marca de 4 milhões de boe/d. Essa conquista é uma prova do comprometimento do governo Lula com o desenvolvimento sustentável e estratégico dos recursos naturais do país.

O pré-sal, uma das maiores riquezas nacionais, contribuiu significativamente para esses números, sendo responsável por cerca de 75,18% da produção nacional. Em 2023, a Petrobras iniciou a produção nas plataformas FPSO Almirante Barroso, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, reforçando a independência energética do Brasil.

Em dezembro de 2023, a produção de petróleo foi de 3,585 milhões de bpd, representando um aumento de 16,6% em relação a dezembro do ano anterior. A Petrobras produziu 2,29 milhões de bpd, enquanto a Shell e a TotalEnergies também registraram aumentos significativos em sua produção.

A produção de gás em dezembro alcançou 156,618 milhões de m³/d, crescendo 11,8% em comparação com o mesmo mês de 2022, consolidando o avanço do Brasil no setor energético.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians