954 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Em um ato de protesto contra as mudanças climáticas, duas ativistas jogaram sopa na proteção de vidro da famosa pintura "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci no Museu do Louvre em Paris. Este incidente, que ocorreu neste domingo, foi capturado em vídeo e gerou reações imediatas dos espectadores presentes.
As ativistas, falando em francês, questionaram a prioridade entre a arte e o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável. Elas conseguiram passar pela barreira de segurança para se aproximar da pintura antes de serem contidas pelos seguranças do museu.
Este protesto foi organizado pela "Riposte Alimentaire", uma organização francesa focada em questões ambientais e alimentares. A ação é parte de uma tendência crescente de ativistas que utilizam a arte como meio de chamar atenção para a crise climática. Em eventos anteriores, protestos similares incluíram atos contra os "Girassóis" de Vincent Van Gogh na National Gallery em Londres e pinturas de Goya no Museu do Prado em Madri.
?? Ativistas jogam sopa em Mona Lisa, no Museu do Louvre
— Metrópoles (@Metropoles) January 28, 2024
Em francês, as ativistas gritaram: “O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?”
Leia: https://t.co/EzyonyM6Je pic.twitter.com/O5Nttqol6V