1031 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Maria Corina Machado, uma conhecida figura da oposição de direita na Venezuela, foi declarada inelegível e inabilitada para ocupar cargos públicos por 15 anos.
Esta decisão foi confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela na última sexta-feira (26), segundo informações da Controladoria-Geral da República emitidas em 2021. A sentença acusa Machado de estar envolvida em atos de corrupção e de participar de um complô contra a República Bolivariana da Venezuela, liderado por Juan Guaidó.
Conforme o tribunal, Machado teria violado o artigo 191 da Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Esse artigo estipula que os deputados à Assembleia Nacional não podem aceitar ou ocupar cargos públicos sem perder seu mandato, a menos que se dediquem a atividades docentes, acadêmicas, acidentais ou assistenciais. A violação ocorreu quando Machado aceitou ser representante suplente da Delegação da República do Panamá junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) em 20 de março de 2014.
Esta decisão impede que Machado participe como candidata nas eleições presidenciais venezuelanas programadas para o segundo semestre deste ano.
Com informações do BRasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.