Elon Musk usa o X para divulgar informações falsas sobre eleições nos EUA

Portal Plantão Brasil
27/1/2024 14:19

Elon Musk usa o X para divulgar informações falsas sobre eleições nos EUA

0 0 0 0

376 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

Elon Musk, o polêmico bilionário fundador da Tesla e SpaceX, está agora no centro de uma controvérsia envolvendo a manipulação de conteúdo nas eleições nos Estados Unidos em sua plataforma de mídia social, o X, antes conhecido como Twitter. Desde que assumiu o controle da plataforma, Musk desmantelou as ferramentas de checagem de fatos, abrindo caminho para a disseminação de informações falsas, conforme reportagem do The New York Times, citada pelo Estado de S. Paulo.

Em 2020, durante as eleições presidenciais dos EUA, o Twitter reagiu às tentativas do ex-presidente Donald Trump de desacreditar o processo eleitoral, especialmente em relação ao voto por correspondência, implementando um sistema de verificação e correção de informações falsas. Entretanto, sob a gestão de Musk, houve uma mudança significativa: o algoritmo do X agora permite que publicações alcancem amplo público sem verificação de fatos, expondo milhões de usuários a potenciais fake news.

Musk argumenta que o desmantelamento do sistema de sinalização de informações eleitorais falsas é uma medida contra a interferência nas eleições. No entanto, essa abordagem tem sido criticada por advogados de direitos civis, administradores eleitorais e democratas, que veem nisso um risco de minar a confiança no sistema eleitoral dos EUA.

A campanha do presidente Joe Biden expressou preocupações diretas sobre as ações de Musk, com Julie Chávez Rodríguez, gerente de campanha de Biden, enfatizando a irresponsabilidade de espalhar informações falsas sobre as eleições. Enquanto isso, alguns republicanos pró-Trump celebram a mudança como um combate à suposta censura.

Sob a liderança de Musk, as equipes responsáveis pela integridade eleitoral no Twitter foram reduzidas, o que marca uma mudança significativa em comparação com a abordagem anterior da plataforma.

Com informações do Estado de S. Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians