977 visitas - Fonte: Plantãobrasil/X
A Metamemo, uma plataforma independente de coleta e preservação de conteúdos de redes sociais, conseguiu salvar um vídeo publicado e posteriormente apagado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O vídeo, que questionava as eleições e propagava ideias falsas de fraude, é considerado uma peça-chave nas investigações dos atos golpistas de 8 de janeiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) havia solicitado que a Meta, proprietária do Facebook, disponibilizasse o material, mas a empresa informou que não conseguiu recuperar a postagem.
A Metamemo, que não está vinculada ao Facebook, foi desenvolvida para preservar publicações em várias redes sociais e facilitar a análise desses conteúdos por ativistas, jornalistas e pesquisadores. Seu primeiro projeto, "Bolsodata", registra e mantém conteúdos publicados pela família Bolsonaro em diversas plataformas, incluindo postagens que foram excluídas.
O vídeo em questão, que Bolsonaro publicou e apagou sob efeito de medicamentos, é acessível no site da Metamemo. Este conteúdo pode ser crucial para as investigações sobre os atentados de janeiro, com a Procuradoria-Geral da República requerendo-o para decidir sobre uma possível denúncia contra Bolsonaro.
Com informações do Conjur
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.