1060 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A mais recente pesquisa Datafolha revelou um aumento significativo na satisfação dos brasileiros em relação a viver no país, com um salto de 59% para 74% em apenas um ano. Paralelamente, o orgulho nacional também cresceu, passando de 77% para 83%. Este aumento no contentamento e no orgulho nacional reflete uma mudança positiva na percepção dos cidadãos sobre o Brasil.
A pesquisa mostrou que apenas 8% dos entrevistados consideram o Brasil um local ruim para viver, uma leve oscilação em comparação com os 9% registrados em dezembro de 2022. Aqueles que veem o país como um lugar regular para morar diminuíram de 33% para 18%. Historicamente, a média de satisfação é de 65%, com 24% considerando regular e 11% insatisfeitos. O ápice da satisfação ocorreu em julho de 2005, durante o governo Lula, em um período de forte crescimento econômico.
Por outro lado, o maior índice de insatisfação foi registrado em abril de 2018, em meio a um cenário de intensa polarização política. Após a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro, a taxa de brasileiros felizes em morar no país era de 48%.
A pesquisa também destacou que a satisfação em morar no Brasil é mais alta entre aqueles que aprovam o governo Lula, atingindo 81%, enquanto cai para 71% entre os que avaliam negativamente a administração atual. O orgulho de ser brasileiro está próximo do nível alcançado em novembro de 2010, quando atingiu 89%.
O Datafolha entrevistou 2.004 eleitores em 135 cidades brasileiras na última terça-feira (5), com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
*Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.