825 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi absolvido pelo juiz Fábio Nunes de Martino, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em um processo no qual era acusado de lavagem de dinheiro em contratos com as empreiteiras Engevix e UTC. A decisão, publicada na última quinta-feira, 7 de dezembro, concluiu que o Ministério Público Federal (MPF) não conseguiu comprovar as acusações contra Dirceu, inicialmente levantadas em 2017 durante a Operação Lava Jato.
Além de Dirceu, outros envolvidos no caso, como Walmir Pinheiro Santana e Gerson de Melo Almada, ex-executivos das empreiteiras, e Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro, também foram absolvidos. João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, não estava incluído como réu neste processo específico.
Apesar da absolvição, o juiz Martino observou que havia indícios de corrupção, mas enfatizou que, sem denúncias específicas do MPF sobre esses crimes, não era possível emitir uma condenação. A decisão destacou que os pagamentos a Dirceu eram realizados por meio de notas fiscais regulares, com a devida dedução de tributos, descartando a hipótese de lavagem de dinheiro.
José Dirceu, que também foi deputado federal por São Paulo, desempenhou um papel crucial no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante seu primeiro mandato. Até o momento, a defesa do ex-ministro não se manifestou sobre a recente decisão judicial.
*Com informações de Carta Capital
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.