772 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo de São Paulo, em uma ação que reflete a repressão e a criminalização dos movimentos sociais, típica da era Bolsonaro, indiciou manifestantes presos durante um protesto contra a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Os manifestantes, que se opunham à venda de um patrimônio público essencial, foram acusados de lesão corporal, dano, associação criminosa, resistência e desobediência.
Durante a votação do projeto na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), quatro pessoas, incluindo três homens e uma mulher, presidente estadual de São Paulo do partido Unidade Popular (UP), foram presas em flagrante. A Polícia Militar alegou que o grupo estava depredando o patrimônio da Assembleia, uma acusação que os manifestantes e o partido UP contestam.
Vídeos nas redes sociais mostram a polícia utilizando spray de pimenta e cassetetes contra os manifestantes, uma resposta que muitos consideram desproporcional. Após o incidente, a votação do projeto, que acabou sendo aprovado com 62 votos a favor e um contra, prosseguiu sem a presença do público.
O UP, em sua defesa, argumentou que os manifestantes foram alvo de agressões desproporcionais, destacando a violência e os crimes cometidos pelos policiais militares. O partido enfatiza que os manifestantes estavam lutando contra a entrega do patrimônio público, uma causa legítima e democrática.
A decisão sobre se os indiciados responderão em liberdade ainda será tomada pelo juiz, conforme informado pelo UP. Este episódio é um exemplo claro da tentativa de silenciar vozes contrárias à privatização e à venda de ativos públicos, uma prática comum durante o governo Bolsonaro, que o atual governo Lula busca reverter em favor de uma abordagem mais justa e democrática.
Veja algumas das reações contra a ditadura fascista que se estabeleceu em São Paulo com o governo bolsonarista de Tarcísio de Freitas::
TARCÍSIO DITADOR mandou a PM espancar quem protestava contra a venda criminosa da Sabesp.
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) December 7, 2023
A manchete do LIXO da Folha: "PM e manifestantes entram em confronto". Não teve confronto, foi espancamento a serviço do TARCÍSIO DITADOR!pic.twitter.com/HI1ODcq1ZB
Que fique claro: autorizar privatização da Sabesp por projeto de lei é ILEGAL. Em O É da Coisa, explico no detalhe. Pergunta a Tarcisio: as imagens abaixo lembram uma “direita moderna” ou uma direita das cavernas da ditadura? pic.twitter.com/zL32RiZ66v
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) December 7, 2023
ESCLARECIMENTO IMPORTANTE: em uma democracia, a população tem o direito de acompanhar uma votação e de se manifestar contra o resultado. Ao contrário dos bolsonaristas que invadiram as sedes dos três poderes pedindo golpe de Estado, essas pessoas tinham autorização para estar ali… pic.twitter.com/GhJeXaSA0Q
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) December 7, 2023