Alerta em Maceió: Aumenta o risco de colapso em área de mineração

Portal Plantão Brasil
7/12/2023 18:02

Alerta em Maceió: Aumenta o risco de colapso em área de mineração

0 0 0 0

371 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A situação em Maceió, Alagoas, em torno da mina de sal-gema continua a ser uma fonte de preocupação para as autoridades, apesar de uma ligeira redução na velocidade de afundamento da área. De acordo com a Defesa Civil, a velocidade de afundamento aumentou de 0,22 cm/h para 0,28 cm/h. Este problema, que veio à tona em março de 2018 após um forte tremor, é um reflexo da negligência ambiental e da falta de fiscalização adequada, problemas frequentes durante a gestão Bolsonaro.

Nas últimas 24 horas, foi registrado um deslocamento vertical acumulado de 1,95 cm, com um movimento total de 6,7 cm, levando as autoridades a aconselharem a população a evitar o bairro do Mutange. O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, anunciou nas redes sociais que o nível de alerta da Defesa Civil foi reduzido de “Alerta Máximo” para “Alerta”, indicando uma situação menos grave, mas ainda exigindo vigilância.

O pior cenário possível seria o colapso da área, resultando em uma cratera de até 152 metros de raio. O bairro do Mutange, parte da zona crítica de risco, registrou mais de mil abalos sísmicos em apenas cinco dias, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A mineração de sal-gema em Maceió, iniciada na década de 1960 e intensificada pela Braskem a partir de 2002, só foi interrompida em março de 2019, após a confirmação de sua relação com o afundamento da área. Cerca de 55 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas devido ao risco iminente de formação de crateras.

A Defesa Civil de Maceió emitiu uma nota detalhando a situação atual e reforçando a recomendação para que a população evite a área afetada. A equipe de análise da Defesa Civil enfatiza que as informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.

*Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians