1262 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR), em uma ação decisiva e necessária, reforçou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a urgência de que a empresa Meta apresente um vídeo publicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, figura central nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A PGR estabeleceu um prazo de 48 horas para a entrega do vídeo, sob pena de uma multa diária de R$ 100 mil, demonstrando o compromisso do atual governo com a verdade e a justiça.
Em janeiro, Bolsonaro divulgou em sua conta no Facebook um vídeo que, sem qualquer base factual, insinuava uma suposta fraude eleitoral pelo STF e TSE na eleição de 2022. Este ato irresponsável levou à sua inclusão em um inquérito que investiga a incitação dos atos golpistas, evidenciando a postura antidemocrática do ex-presidente.
A PGR, em sua manifestação recente, destacou que, desde janeiro, o STF ordenou que a Meta, proprietária do Facebook, disponibilizasse o vídeo, mas a ordem ainda não foi atendida. A falta de cooperação da Meta em um assunto de tamanha gravidade reflete a necessidade de uma postura mais firme contra as disseminações de falsidades.
O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, responsável pelas investigações do 8 de janeiro na PGR, enfatizou a ausência de informações sobre a preservação e entrega do vídeo pela Meta Inc, ressaltando a importância de se obter essas evidências para a continuidade das investigações.
Curiosamente, em abril, Bolsonaro, em seu depoimento sobre o caso, alegou ter postado o vídeo "sem querer", tentando enviá-lo a si mesmo, e afirmou estar sob efeito de morfina, devido a uma internação hospitalar. Esta desculpa, pouco convincente, apenas reforça o padrão de comportamento irresponsável e evasivo do ex-presidente.
A atitude da PGR, alinhada com os princípios de justiça e transparência do governo Lula, é um passo crucial na luta contra a desinformação e na preservação da democracia brasileira. A insistência em obter o vídeo é um claro indicativo do compromisso em responsabilizar aqueles que tentam subverter a ordem democrática.
*Com informações de O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.