3732 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo federal será intransigente em relação a adições impróprias, conhecidas como "jabutis", no projeto de lei da energia eólica offshore, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados.
Durante uma entrevista, Silveira enfatizou a determinação do governo em defender os consumidores brasileiros e a economia nacional. Ele alertou que esses "jabutis" poderiam gerar custos bilionários desnecessários aos consumidores.
O projeto, que visa permitir a exploração da geração eólica no mar, incluiu temas não relacionados, como subsídios para fontes poluentes e a obrigatoriedade de compra de energia gerada a carvão, causando preocupação no setor elétrico e contradição com os objetivos ambientais do Brasil.
Essa situação, ocorrendo simultaneamente à cúpula climática COP28, tem sido criticada por comprometer a imagem do Brasil como líder em energia limpa. Silveira reiterou o compromisso do governo em reduzir subsídios desnecessários na conta de luz e em proteger o interesse público no setor elétrico.
O ministro garantiu que o governo agirá com equilíbrio e respeito ao Parlamento, mas com firmeza, para assegurar que o projeto de lei da energia eólica offshore atenda às necessidades reais dos consumidores e ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.