620 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
As importações de soja brasileira pela China aumentaram significativamente em outubro de 2023, registrando um crescimento de 71% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A China importou um total de 4,81 milhões de toneladas de soja do Brasil, impulsionada pelos preços mais baixos decorrentes de uma grande safra brasileira.
A produção recorde de soja no Brasil tem influenciado as importações chinesas no último trimestre de 2023, tradicionalmente dominado pela soja norte-americana. No entanto, as chegadas de soja dos EUA caíram significativamente de 772.787 toneladas no ano passado para apenas 228.264 toneladas neste ano. As compras chinesas de soja dos EUA têm sido menores do que o normal, mas recentemente a China adquiriu grandes remessas dos EUA.
O aumento das importações de soja brasileira ocorre em meio a um clima irregular que afetou o início da temporada de cultivo de soja no Brasil. No total, as importações de soja pela China em outubro alcançaram 5,16 milhões de toneladas. Nos primeiros dez meses de 2023, a China importou 59,68 milhões de toneladas de soja do Brasil, representando um aumento de 21% em relação ao período homólogo. Por outro lado, as importações de soja dos EUA caíram 1,8%, totalizando 18,78 milhões de toneladas.
Além da soja, as importações de milho brasileiro pela China também foram significativas, totalizando 1,8 milhão de toneladas em outubro, quase a totalidade das remessas de 2,04 milhões de toneladas que chegaram ao país no mesmo mês.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.