Impacto climático eleva preços dos alimentos para 2024

Portal Plantão Brasil
18/11/2023 11:02

Impacto climático eleva preços dos alimentos para 2024

0 0 0 0

859 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X

As temperaturas extremas e chuvas intensas ligadas ao fenômeno El Niño estão causando preocupações sobre os preços dos alimentos para o final de 2023 e início de 2024. Especialistas em economia preveem que essas condições climáticas afetarão os preços de produtos in natura, como hortaliças e tubérculos.

André Braz, da FGV Ibre, estima que a inflação de alimentos em domicílio deve cair 2,5% em 2023, mas pode subir para 3,9% em 2024. Estes aumentos têm impacto direto nos orçamentos familiares, afetando a capacidade de consumo em outras áreas.

O calor extremo e as chuvas associadas ao El Niño são vistos como fatores-chave no aumento dos preços, afetando as safras de 2023 e 2024.

Especialistas como Andréa Angelo, da Warren Investimentos, alertam para uma inflação de alimentos que pode atingir 6,6% em 2024, especialmente no primeiro trimestre. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, expressou preocupação com as mudanças climáticas e sua influência na volatilidade do mercado.


Com informações do Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians