Hasan Rabee, um dos brasileiros-palestinos recentemente repatriados pelo governo Lula, enfrentou ataques infundados nas redes sociais, liderados por figuras tóxicas do bolsonarismo. Rabee, que chegou ao Brasil na última segunda-feira (13) após ser resgatado dos conflitos em Gaza, foi alvo de fake news disseminadas por Nikolas Ferreira (PL-MG) e Fabio Wajngarten, ex-Secom e advogado de Jair Bolsonaro (PL).
Wajngarten, em uma ação difamatória, divulgou uma falsificação grosseira de uma suposta publicação de Rabee, onde ele aparentemente apoiava um ataque a um ônibus em Israel. Essa acusação infundada foi rapidamente desmentida por Rabee, que afirmou ser a favor da paz e do diálogo entre Israel e Palestina, rejeitando qualquer forma de violência.
Edgard Piccino, analista de redes sociais, apontou várias inconsistências na imagem divulgada, evidenciando sua falsificação. A fonte, o tamanho da foto e a disposição dos elementos na imagem não correspondiam ao padrão do Instagram, desmascarando a tentativa de difamação.
Com a palavra o Governo Federal: Falha de pesquisa prévia como ocorreu no cabuloso encontro no Ministério da Justiça ou nem disfarçam mais no apoio ao TERRORISMO!?!?? pic.twitter.com/e5cOQrtLg4
Esses ataques parecem ser uma estratégia para desacreditar o presidente Lula, que tem se posicionado firmemente contra as ações genocidas do governo sionista de Israel. Lula, ao receber os repatriados, condenou a violência desumana contra inocentes, criticando tanto o Hamas quanto o Estado de Israel por atos de terrorismo.
Wajngarten, em uma tentativa de distorcer as palavras de Lula, acusou-o de comparar Israel ao Hamas, ignorando o contexto humanitário da fala do presidente. O advogado de Bolsonaro ainda tentou politizar a chegada dos repatriados, acusando Lula de transformar o evento em um ato anti-Israel.
*Com informações da Revista Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.