804 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
A jornalista Miriam Leitão, em sua coluna no jornal O Globo, expressou ceticismo em relação à política econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar da melhoria em indicadores como inflação, crescimento, emprego e superávit comercial desde o início de seu mandato. Leitão argumenta que a recente valorização do real e o bom desempenho da bolsa de valores são fenômenos enganosos, influenciados por fatores externos, e não refletem a realidade econômica interna.
A colunista foca suas críticas na gestão fiscal do governo, apontando para uma disputa interna entre os que defendem mais gastos e os que buscam controlar as despesas. Ela destaca que, embora os governos anteriores de Lula tenham apresentado responsabilidade fiscal e redução da dívida pública, o atual cenário parece diferente. Leitão menciona declarações recentes do presidente que, segundo ela, enfraquecem a posição do ministro da Fazenda e sugerem uma abordagem menos cautelosa em relação ao equilíbrio fiscal.
A jornalista reforça que o crescimento econômico e a arrecadação tributária foram os pilares do equilíbrio fiscal nos governos Lula anteriores, e não apenas o corte de despesas. Ela alerta para os riscos de uma política fiscal menos rigorosa, especialmente em um contexto de incertezas econômicas globais.
*Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.