5558 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo brasileiro alugou uma casa simples na cidade palestina de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, para acomodar o grupo de 16 brasileiros que chegou ao local, por ônibus, neste sábado (14). Na residência, eles vão aguardar autorização para atravessar a fronteira com o Egito.
Eles estavam abrigados na escola católica Rosary Sisters, no norte de Gaza, e seguiram num ônibus fretado pela Embaixada do Brasil na Palestina para Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.
O local está fora da zona de risco da invasão anunciada pelo exército de Israel. "Graças a Deus eles estão longe da parte mais intensa dos bombardeios”, informou o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia.
Na cidade, o grupo de brasileiros se juntou aos outros 12 brasileiros que têm interesse na repatriação. Ao todo, são 28 pessoas, com 14 crianças, oito mulheres e seis homens adultos.
Fila de palestinos e estrangeiros na passagem de Rafah, de Gaza para o Egito, aguardando a liberação para deixar a região de conflito
"Ali eles ficarão aguardando tranquilamente o momento de passar, quando a fronteira se abrir. Uma enorme diferença em relação à tensão e às bombas de onde estavam até hoje pela manhã", afirmou Alessandro Candeas.
Agora, o Governo Federal articula com autoridades palestinas, do Egito e de Israel o cruzamento em segurança da fronteira do território palestino com o Egito na cidade de Rafah. Quando estiverem no Egito, os brasileiros seguirão para o aeroporto que ainda será definido para o traslado final do grupo para o Brasil.
“Para garantir uma noite mais tranquila, o Governo Brasileiro alugou uma pequena casa já em Rafah, a uma caminhada de distância do posto de fronteira com o Egito, para os 16 que estavam na escola. Uma estrutura simples, mas digna e com espaço para todos descansarem até o momento de seguirem a logística de retorno”, informou o Ministério de Relações Exteriores por meio de nota.
Em foto encaminhada a nossa reportagem pelo embaixador, é possível ver o grupo de brasileiros jantando. “Hora do jantar em família em Rafah. Pratos árabes, tradição de comer sentado com pratos ‘coletivos’ no centro da mesa. Como se diz em árabe: Sarten! “Bom apetite”.
Veja:
URGENTE | Os brasileiros que estavam ao norte de Gaza, abrigados em uma escola, foram transferidos neste sábado (14) para uma área mais segura. Agora, estão em Rafah, a uma curta distância da divisa com o Egito, para onde poderão caminhar assim que a fronteira for aberta. pic.twitter.com/5epNLm20PX
— Governo do Brasil (@govbr) October 14, 2023
Governo Lula alugou uma casa em Gaza para brasileiros se abrigarem e se alimentarem até a liberação da fronteira com o Egito.pic.twitter.com/pgX1HTvZjH
— Lázaro Rosa ???? (@lazarorosa25) October 14, 2023