870 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
No sábado (14 de outubro), o governo israelense não deu permissão para que brasileiros e outros estrangeiros saíssem da Faixa de Gaza. Apesar dos sinais positivos na sexta-feira (13), a autorização para que os brasileiros cruzem a fronteira com o Egito não foi concedida por Israel.
Na preparação para a evacuação, o governo brasileiro havia acertado detalhes com o Egito para garantir a passagem segura de seus cidadãos. O trajeto e as informações dos ônibus que transportariam os brasileiros foram compartilhados com Israel.
Na manhã do sábado, os brasileiros, abrigados em uma escola, iniciaram a jornada em direção ao Egito. No entanto, ataques em Khan Yunis, cidade que estava no caminho do ônibus, resultaram na prisão dos brasileiros em Gaza. Atualmente, 19 brasileiros estão refugiados em uma casa na região.
Essa casa, providenciada pela Embaixada do Brasil em Tel-Aviv, tornou-se um abrigo crucial. A embaixada apelou a Israel para que a residência não fosse alvo de ataques. Além disso, Israel decidiu proibir a saída de todos os estrangeiros de Gaza, apesar de o Egito ter autorizado a passagem pela fronteira de Raffah.
Diplomatas e embaixadores de Israel, Brasil, Egito e outros países estão em intensas discussões buscando resolver o impasse.
*Com informações da Folha de S.Paulo*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.