730 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em massivos protestos de solidariedade à Palestina, povos árabes em várias cidades principais, como Cairo (Egito), Amã (Jordânia), Bagdá (Iraque) e Saná (Iêmen) conseguiram seu apoio aos residentes de Gaza, criticando a ação de Israel na região.
Em Amã, centenas de milhares saíram às ruas, pedindo ao governo jordaniano que apoie a Faixa de Gaza frente ao ataque israelense. Além disso, uma marcha em direção à fronteira com a Cisjordânia foi iniciada.
Destaca-se que muitos jordanianos são descendentes de palestinos expulsos em 1948. No entanto, uma ampla mobilização contrasta com o silêncio dos governos locais. Até agora, autoridades de países como Egito, Jordânia, Líbano, Iraque e Iêmen hesitaram em emitir posicionamentos. No entanto, algumas nações enviaram ajuda humanitária e negociaram com dificuldade.
Essas medidas, no entanto, foram vistas por alguns setores da sociedade como insuficientes. Nas redes sociais, o apoio à Palestina é evidente, com críticas direcionadas não apenas a Israel e aos líderes árabes, mas também à postura ambígua de potências ocidentais.
*Com informações da Opera Mundi*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.