636 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Diversas agências das Nações Unidas condenaram enfaticamente os recentes bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, além de expressarem preocupação com o bloqueio total imposto a esse território, os ataques a civis e as ordens de deportação.
O escritório da ONU na Palestina instruiu Israel a não aplicar sua ordem de deslocamento de 1,1 milhão de pessoas do norte desse enclave costeiro, diante de uma incidência terrestre.
Em comunicado, o escritório afirmou que "os civis palestinos, incluindo mulheres e crianças, estão aterrorizados, feridos e traumatizados. Isso causará uma tragédia humanitária que pode e deve ser evitada".
Além disso, lembrou que nos últimos oito dias, mais de 1.800 cidadãos palestinos perderam suas vidas devido aos ataques aéreos israelenses.
O deslocamento em massa coloca em perigo imediato a vida dos pacientes e feridos e pode desencadear um desastre de saúde pública, num momento em que o sistema de saúde em Gaza está à beira do colapso.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários também se pronunciou, alertando que a maioria das pessoas não tem acesso à água potável após a interrupção do fornecimento. As pessoas que consomem água de poços agrícolas estão gerando sérias preocupações sobre a propagação de doenças transmitidas pela água.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) destacou que centenas de milhares de crianças e suas famílias fugiram do norte de Gaza diante dos ataques iminentes em grande escala, exigindo um cessar-fogo imediato.
As condições em Gaza são devastadoras, com uma população praticamente sem alimentos, água, eletricidade, medicamentos e acesso seguro aos hospitais. Casas e infraestrutura crítica estão em ruínas, e mais de 423 mil pessoas fugiram de suas casas.
A Agência de Obras Públicas e Socorro das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo também criticou os ataques israelenses e o bloqueio total contra a população civil. A escala e a rapidez da crise humanitária que está se desenrolando são alarmantes, e Gaza está à beira do colapso, segundo a agência.
A ONU Mulheres acrescentou que a situação já era terrível antes dessas hostilidades e agora piorou gravemente, impondo custos injustificáveis ??e específicos às mulheres e meninas.
A comunidade internacional segue acompanhando de perto a situação em Gaza, buscando soluções para aliviar o sofrimento da população civil.
*Com informações da Prensa Latina*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.