794 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na tarde da última quinta-feira (12/10), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu uma conversa telefônica com o presidente israelense Isaac Herzog. Durante a ligação, Lula expressou gratidão pelo papel fundamental de Israel na evacuação de brasileiros da zona de conflito do Oriente Médio. Já são 494 compatriotas retornados em três voos oriundos de Israel.
Além dos agradecimentos, Lula reiterou ao presidente Herzog a firme posição brasileira de condenação a ataques terroristas, manifestando solidariedade às vítimas e suas famílias. Mais que isso, o líder nacional renovou seu apelo por um corredor humanitário visando a segurança na evacuação, principalmente de crianças, e garantia de suprimentos essenciais aos hospitais.
Em um comunicado em sua rede social X, o presidente declarou: "Solicitei ao Presidente garantias para a manutenção de serviços básicos em hospitais. Os inocentes não podem pagar pelo belicismo de alguns. Ressaltei a necessidade de um corredor humanitário seguro para evacuação via Egito e reforcei a disponibilidade brasileira em buscar a paz."
Nessa mesma data, com o intuito de discutir a tensa situação no Oriente Médio, o Brasil convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU. Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, presidirá o encontro em Nova York nesta sexta-feira (13/10). Em pauta, as questões humanitárias em Gaza, as ameaças globais à paz e segurança e os desdobramentos regionais.
Vale destacar que, em outubro, o Brasil ocupa a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU. Esta posição solidifica o país como um dos principais membros não permanentes do Conselho, sendo esta sua 11ª participação desde 1948.
*Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.