1841 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil tem se empenhado em corrigir as falhas e irregularidades de governos anteriores. Uma das mais alarmantes descobertas foi o aumento significativo de irregularidades no programa Bolsa Família durante o governo de Jair Bolsonaro. De acordo com informações obtidas pelo UOL através da Lei de Acesso à Informação, houve um salto de 1,67 milhão de inconsistências em 2019 para impressionantes 6,4 milhões em 2023.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, agora sob a competente liderança de Wellington Dias, identificou cerca de 4,73 milhões de irregularidades nos cadastros do Bolsa Família entre 2019 e 2023, representando um aumento de 283%. É importante ressaltar que, durante 2020 e 2021, não houve ações de averiguação de cadastro devido à pandemia e à implementação do auxílio emergencial.
O governo atual tem trabalhado arduamente para identificar e corrigir essas inconsistências, cruzando dados do CadÚnico com outras bases de dados do governo federal. Em 2018, durante a gestão de Michel Temer, foram identificadas 2,34 milhões de inconsistências. Já em agosto deste ano, o UOL reportou que o governo Lula estava ativamente corrigindo as irregularidades do Bolsa Família, removendo beneficiários com cadastros suspeitos.
O número de participantes do Bolsa Família caiu de 5,9 milhões em janeiro de 2022 para 4,9 milhões em julho de 2023. Durante o governo Bolsonaro, houve uma flexibilização nos critérios de beneficiários com a implementação do Auxílio Brasil, que não exigia critérios semelhantes ao Bolsa Família. Uma auditoria do TCU estimou que o governo Bolsonaro pagou indevidamente o Auxílio Brasil para 3,5 milhões de famílias, resultando em um gasto indevido de R$ 2 bilhões por mês.
*Com informações do A Postagem.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.